"O primeiro e principal dever dos religiosos é a assídua união a Deus na oração". Regra de Vida

 

Vida de Oração

 

"A vida religiosa não pode ser sustentada senão por uma profunda vida de oração individual, comunitária e litúrgica num encontro com Deus na oração"
(Cf. Doc. 103 §28) - Regra de Vida CMES nº 77

 

 

Vida de Oração


"A vocação à santidade só pode ser acolhida e cultivada no silêncio da adoração na presença da transcendência infinita de Deus. Isto exige uma grande fidelidade à oração litúrgica e pessoal, aos tempos dedicados à Oração mental, à contemplação e à adoração Eucarística".
(Vita Cons. 28) - Regra de Vida CMES nº79

 

 

Diariamente temos muitos momentos de oração pessoal e de oração comunitária. Veja como se distribuem os nossos momentos de oração diários: Vale lembrar que durante todo o dia (incluindo de noite e de madrugada) sempre há irmãs se revezando, de hora em hora, em adoração na capela do Santíssimo.

Vida de Oração

6:00 - Laudes, primeira oração do dia. Oração comunitária composta por um hino, três salmos, uma leitura breve, antífona e Benedictus, preces e oração conclusiva. Todas as orações comunitárias são rezadas em dois coros, ou seja, as irmãs se dividem em dois grupos e cada grupo canta ou reza (conforme a liturgia), por sua vez, um versículo do salmo. A leitura é feita por uma irmã e ouvida atentamente por todas as outras.

6:30 - Oração pessoal com a duração de uma hora - leitura orante da palavra.

7:30 - Oração (Tércia) - Oração comunitária composta por um hino, três breves salmos, uma leitura breve e oração conclusiva. Após a oração de Tércia, segue-se a Santa Missa (quando há a celebração no próprio convento. Quando não há, a participação da Santa Missa se dá na paróquia e a oração de Noa a sucede.)

12:00 - Oração (Sexta) - Oração Comunitária, assim como Tércia, composta por um hino, três breves salmos, uma leitura breve e oração conclusiva, seguida de um momento de reflexão em silêncio (exame de consciência). Por fim, a oração do Pai- Nosso como contrição e propósito de emenda para aquele dia.

14:00 - Uma hora de leitura espiritual - livros de espiritualidade e doutrina da Igreja

15:00 - Oração (Nôa) - Oração Comunitária, também composta por um hino, três breves salmos, uma leitura breve e oração conclusiva.

18:00 - Vésperas - Oração comunitária composta por um hino, três salmos, uma leitura breve, antífona e Magnificat, preces e oração conclusiva. Após Vésperas, segue-se uma hora de oração pessoal e depois desse momento de oração pessoal, reza-se o Ofício.

21:30 - Completas - última oração comunitária do dia. Inicia-se com um grande momento de silêncio a fim de que as irmãs façam seu exame de consciência e arrependidas peçam perdão umas às outras pelas falhas e erros que tiverem incorrido durante todo o dia. Depois, recitam-se um hino e um salmo, ouve-se uma leitura breve, recita-se o Cântico de Simeão com antífona, há uma oração conclusiva e canta-se um hino a Nossa Senhora.

Depois da oração de Completas, as Irmãs se revezam durante toda a noite em Adoração diante do Santíssimo. Cada dupla de irmãs faz uma hora de adoração.

Vida de Oração

 

 

Design by